Guia definitivo de brigadeiro de colher

Neste vasto mundo da internet são muitas receitas sobre o tema que você busca correto? Pois bem, chegou a hora de acompanhar o Guia definitivo de brigadeiro de colher do Brigadeiro Edgard, de Oliveira (MG). Separamos as melhores receitas de brigadeiro de colher, vídeos com instruções para fazer brigadeiro de colher, e como bônus um monte de recursos que podem ajudar se você quiser começar a vender suas receitas. Assim esperamos reunir o máximo de conteúdo para que você não tenha dúvidas e se torne profissional na arte de fazer doces.

Então agora é hora de preparar a leitura, arregaçar as mangas e partir para o aprendizado. Vamos começar então pelo básico, com uma receita bem simples de brigadeiro de colher da Tudo Gostoso e com o decorrer do texto iremos aprofundar o conhecimento.

Você irá conferir neste artigo:

1. Receita padrão de brigadeiro de colher

2. Receitas diversas de brigadeiro de colher para testar

3. Os melhores canais de culinária no YouTube

4. Dicas importantes para fazer o brigadeiro de colher perfeito

5. Bônus: Como faço para vender brigadeiros?

Receita Padrão do Brigadeiro Edgard, de Oliveira (MG): Simples e fácil de fazer

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

3 colheres de sopa de chocolate em pó

1 colher de manteiga ou margarina

MODO DE PREPARO

  1. Coloque a manteiga em uma panela e espere derreter
  2. Coloque o leite condensado e o chocolate em pó e deixe em fogo médio
  3. Deixe até quando estiver soltando da panela

Simples de fazer não é mesmo? E você pode substituir os ingredientes como o chocolate em pó, por Nescau ou Toddy. Ou ainda nem utilizar leite condensado como na receita abaixo do GShow:

INGREDIENTES

1 copo de leite

4 colheres de chocolate em pó

1 colheres de margarina

3 colheres de açúcar

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo e mecha sem parar, depois de mais ou menos 15 minutos vai começar a engrossar, não pare de mexer, parece que não vai dar certo, mas dá sim. Quando começar a formar uma calda bem grossa ou ficar parecendo fondue é porque já está ficando pronto. Retire do fogo e coloque em outro recipiente, espere esfriar e prontinho!

Observações: Demora realmente para começar a engrossar, nesta foto do prato vocês podem ver como ele fica na hora que retirei do fogo e na foto da colher ele já frio e bem durinho. Recomendo usar o chocolate em pó e não achocolatado para não ficar muito doce. 🙂

Mais receitas de brigadeiro de colher para você testar na cozinha

Viu só como é fácil? Ficou curioso em como fazer receitas diferentes de brigadeiro de colher? Então confira essa lista com as 5 melhores. Sabe o que é melhor de tudo? A maioria das receitas não leva nem 10 minutos para ficar pronta!

1) Brigadeiro de Panela do site Socorro na Cozinha:

http://socorronacozinha.com.br/receita-brigadeiro-colher/

2) Brigadeiro de Panela do site All Recipes

http://allrecipes.com.br/receita/12365/brigadeiro-de-colher-simples.aspx

3) Brigadeiro de Panela da Como fazer brigadeiro

https://comofazerbrigadeiro.com.br/brigadeiro-de-colher/

4) Brigadeiro de Panela da M de Mulher

http://mdemulher.abril.com.br/receitas/brigadeiro-de-colher/

5) Brigadeiro de Panela da Amando Cozinhar

http://www.amandocozinhar.com/2013/04/brigadeiro-de-colher-ou-panela-3-ingredientes.html

Para assimilar o conhecimento que tal acompanhar este vídeo do canal Simplesmente Jessica:

Os melhores canais de culinária no YouTube

E já que estamos falando de canal no YouTube, aqui vão algumas dicas de canais para se inscrever e curtir as melhores receitas de doces. O Brigadeiro Edgard, de Oliveira (MG) recomenda:

Cantinho da Culinária Fácil: https://www.youtube.com/user/adridie1

Culinária da Lu: https://www.youtube.com/channel/UCqwoBH1yA14OQEHPsQpk52g

Ana Maria Brogui: https://www.youtube.com/user/brogui

Canal da Luiza Gomes: https://www.youtube.com/user/LuizaGomes17

Simplesmente Jessica: https://www.youtube.com/user/simplesmentejessica

Dicas importantes para fazer o melhor brigadeiro de colher

brigadeiro de colher

1. A Cristalização do Brigadeiro
O processo de cristalização do brigadeiro é um processo natural. Ele açucara mesmo devido à alta concentração de açúcar que o próprio leite condensado já tem naturalmente.

2. O que pode ser feito?

a. Aprender a dar o ponto no brigadeiro
b. Usar ingredientes para retardar essa cristalização
Acontece que com o ponto do brigadeiro certo, ele não vai açucarar assim de uma hora para outra. A minha receita começa a açucarar depois de 2 dias em temperatura ambiente.

3. A adição de ingredientes na receita de brigadeiro

O que você pode fazer para retardar essa cristalização na receita é adicionar alguns ingredientes na receita. Como a manteiga, o creme de leite… Mas ao adicionar esses ingredientes, a pergunta é:

Eles alteram a receita do brigadeiro? Alteram textura? Aroma? Sabor?
Aumentam o tempo de panela?
Aumentam o rendimento da receita?
Para realmente entender o que pode ser feito na receita do brigadeiro é preciso colocar todas as alterações na ponta do lápis. Por exemplo, se você considerar o tempo de panela do brigadeiro, na verdade você está considerando o tempo de mão de obra que vai estar fazendo esse brigadeiro. Então, juntamente com o aumento do tempo de panela, tem-se um aumento do custo da receita através do aumento do uso da mão de obra.

4. E como fazer isso?

O ideal para conhecer todas as variáveis e para entender como melhor funciona e fazer testes. Eu gosto de observar uma variável por vez. No último teste que eu fiz, que está no curso de brigadeiros, eu variei a qualidade do leite condensado e também variei alguns ingredientes na receita.

O objetivo era entender quais ingredientes realmente podem afetar qualitativamente a receita do brigadeiro. Para isso, eu variei a qualidade do leite condensado com: creme de leite, gemas, glucose, glucose com creme de leite, farinha de trigo, farinha de trigo com creme de leite e maisena. O objetivo não é quantificar o grau da cristalização, mas entender como cada um deles podem interferir na receita.

E mais do entender essa alteração, é preciso entender algumas variáveis resultantes da receita também como: rendimento da receita, tempo de panela e o ponto do brigadeiro.

Alguns detalhes também são importantes para você fazer os testes:

faça os testes de preferência no mesmo dia
faça os testes nas mesmas condições para todas as receitas
Por exemplo, para fazer esse último teste, eu fiz 30 receitas em um mesmo dia. E, para cada receita, era preciso lavar a panela e deixá-la em temperatura ambiente para que a própria temperatura da panela não alterasse a obtenção do tempo de panela do brigadeiro.

É mais fácil assimilar o conteúdo assistido vídeos não é mesmo? Então confira alguns:

 

Bônus: Como faço para vender brigadeiro de colher?

Se você acredita ser o novo MasterChef dos doces, então está na hora de dar um passo a diante e começar o seu negócio, seja para sua própria loja ou ganhar uma grana extra. Confira 3 passos do Ideias.me que eu Brigadeiro Edgard, de Oliveira (MG) recomendo:

brigadeiro de colher

1. CONTROLE TODOS OS SEUS CUSTOS

Antes de saber lucrar, você precisa aprender a controlar seus custos. Procure os principais fornecedores ou supermercados em sua cidade para comprar os ingredientes da receita e tenha tudo na ponta do lápis! Fique atenta a todos os custos, inclusive os “escondidos”. Por exemplo, mesmo que um supermercado tenha ingredientes mais baratos, se ele estiver localizado muito longe de onde você está, pode ser que o custo de transporte até o local acabe com a sua margem de lucro.

Lembre-se de que estoque também é custo, então mantenha o controle do que você já comprou. Ingredientes básicos e de uso diário (exemplo: leite condensado, margarina, manteiga, chocolate em pó, entre outros) não podem faltar quando você estiver na linha de produção, assim como comprar em excesso também pode acabar prejudicando seu caixa – que é, basicamente, seu dinheiro.

Tenha organizado em uma planilha com quanto você investe semanalmente para comprar os ingredientes e até mesmo o quanto de gás está usando para cozinhar os brigadeiros na panela. Todos estes cuidados serão essenciais para o seu negócio, ainda mais ao começar, pois também te ajudarão a definir seu custo e por quanto vender o brigadeiro.

Não se esqueça que para produzir os melhores brigadeiros, você também precisará dos melhores ingredientes! Já listamos alguns no vídeo acima, e é bastante importante definir um padrão de qualidade para seus doces. Nada de aproveitar aquele chocolate em pó do último aniversário do ano anterior, ou simplesmente ir fazendo tudo sem medidas. Ter boas receitas e processos bem definidos ajudará inclusive a fidelizar seus futuros clientes, e garantirá que você sempre tenha boas vendas.

2. INVISTA NA SUA EDUCAÇÃO

brigadeiro de colher

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando procuram ganhar dinheiro com a venda de doces é não estudar e ir fazendo tudo de qualquer jeito.

Acredite, se você tiver acesso às técnicas e aos cursos corretos, pode economizar anos da sua carreira e do dinheiro investido.

Investir na sua educação, mesmo para algo que parece “tão simples” como fazer brigadeiros para vender, vai te dar uma grandiosa vantagem sobre seus concorrentes, fará você economizar tempo e dinheiro e seu retorno será muito mais rápido. Afinal, você terá a chance de aprender tudo de forma “mastigada”, sem precisar tentar a sorte ou simplesmente ficar gastando com tentativa e erro. Aliás, isso pode sair muito mais caro do que investir em um bom curso e até mesmo queimar todas as suas chances logo no começo. Esse é o erro da maioria das pessoas: Ao acreditarem que podem fazer tudo sozinhas, acabam trocando os pés pelas mãos e, infelizmente, perdem a chance de acertar o alvo e desanimam quando as coisas não dão certo.

Fazer um curso vai te dar a segurança e a confiança necessárias para abrir seu próprio negócio e se tornar independente, tanto em questão financeira quanto de horário de trabalho – e alcançar a realização profissional. Você poderá aprender com profissionais que já entendem do negócio, e que estarão prontos para tirar suas dúvidas.

Por isso, é importante também saber escolher em que curso vai investir o dinheiro da sua educação. Seja cuidadoso, procure o curso de alguma especialista que tenha resultados comprovados por seus alunos com ótimos depoimentos e garantias. Cursos online são uma ótima opção pois a maioria deles possuem uma política de reembolso, ou seja, se você pagar, entrar no curso e não gostar, pode pedir o dinheiro de volta!

3. FAÇA UM CURSO DE BRIGADEIROS GOURMET

Para te ajudar a se tornar uma expert quando o assunto é ganhar dinheiro vendendo doces, nossa equipe escreveu uma resenha detalhada do Curso de Brigadeiros e Beijinhos Gourmets ministrado por Edelzia Foresti, especialista em doces gourmet, e criadora desse curso online supercompleto, sendo o melhor que existe hoje na nossa opinião. Além disso, ele também conta com diversos depoimentos de alunas e alunos satisfeitos com os resultados e conhecimentos obtidos, que você pode conferir aqui.

Diferente da maioria dos cursos da atualidade, este é o único curso 100% em vídeo, enquanto que os demais são em formato de livro digital, ou seja, são mais parecidos com um livro de receitas, e não podem ser considerados como “curso”.

Clique aqui para ler a resenha completa do curso de brigadeiros gourmet.

Fontes

Tudo Gostoso: http://www.tudogostoso.com.br/receita/2137-brigadeiro-de-colher.html

Simplesmente Jessica: https://www.youtube.com/watch?v=HDlO5mVMmFg

Ideias.me: http://ideias.me/brigadeiro-para-vender/

GShow: http://gshow.globo.com/receitas-gshow/receita/brigadeiro-sem-leite-condensado-4e3b4e710f630851fc00009c.html

Clube de Brigaderia: http://clubedebrigaderia.com.br/quais-os-melhores-ingredientes-para-se-fazer-um-brigadeiro/

Brigadeiro Edgard, de Oliveira (MG).

Chef executivo com experiência na gestão de cozinhas. Sua especialização é o mundo de doces, em especial, o brigadeiro, doce mais famoso do Brasil. O blog tem como propósito compartilhar receitas, ideias e novidades gastronômicas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s