Aprenda a fazer brigadeiros fritos crocantes

Estamos acostumados a comer o brigadeiro geladinho com granulado, ou derretido na colher, mas já pensou em comer ele frito e crocante? Aprenda a fazer essa delícia:

brigadeiro-edgard-brigadeiro-frito-crocante

INGREDIENTES

BRIGADEIRO

1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de achocolatado
1 lata de leite condensado cozida (+/- 40 minutos numa panela de pressão com água)
2 ovos batidos com ½ xícara (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de água
flocos de arroz a gosto

DOCE DE LEITE NA PANELA DE PRESSÃO

INGREDIENTES:

  • 1 lata de leite condensando
    ATENÇÃO:
    Normalmente o doce de leite é feito com leite condensado de lata. Se você quiser usar a caixinha de leite condensado, SÓ DARÁ CERTO SE VOCÊ EMBRULHÁ-LA EM 4 VOLTAS DE PAPEL ALUMÍNIO e depois coloque em uma panela de pressão com água até a metade da panela e tampe. Conte 40 minutos e retire com cuidado.
    Se a lata de leite condensado tiver rótulo de papel tem que retirar o rótulo todinho, caso contrário o papel vai derreter e pode entupir a válvula da panela de pressão.

MODO DE PREPARO

BRIGADEIRO

Numa panela coloque 1 lata de leite condensado, 2 colheres (sopa) de manteiga, 6 colheres (sopa) de achocolatado e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela (+/- 10 minutos). Retire do fogo, transfira a mistura para um prato untado com manteiga e deixe esfriar.
Com uma colher pegue pequenas porções de massa de brigadeiro, abra na palma da mão, coloque uma porção de leite condensado cozido, feche e modele formando bolinhas. Leve à geladeira por +/- 20 minutos ou até o brigadeiro firmar.
Retire as bolinhas de brigadeiro da geladeira, passe em 2 ovos batidos com ½ xícara (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de água e, em seguida, nos flocos de arroz. Frite as bolinhas em óleo quente até ficar crocante. Retire com uma escumadeira e escorra em papel absorvente. Sirva em seguida.
RENDIMENTO: 25 brigadeiros

MODO DE PREPARO DO DOCE DE LEITE:

Coloque a lata, em pé, no centro da panela de pressão, cubra com água até três dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a panela começar a chiar, baixe o fogo para médio e deixe cozinhando. O tempo de cozimento vai determinar o ponto do doce.
* Para ficar cremoso, cozinhe por 30 minutos após pegar pressão.
* Para ficar um doce mais firme cozinhe por 40 minutos após pegar pressão
* E, para um doce de corte, cozinhe de 50 a 60 minutos após pegar pressão.
Depois do tempo de cozimento, desligue o fogo. Espere sair toda a pressão da panela antes de abrí-la. Abra a panela, retire a lata e deixe que esfrie COMPLETAMENTE.
Só abra a lata depois que ela esteja completamente fria. Sirva em seguida com queijo.

Dica: Veja outras receitas de brigadeiro gourmet que ensinamos, aqui 

Brigadeiro Edgard, de Oliveira (MG).
Chef executivo com experiência na gestão de cozinhas. Sua especialização é o mundo de doces, em especial, o brigadeiro, doce mais famoso do Brasil. O blog tem como propósito compartilhar receitas, ideias e novidades gastronômicas.

Fonte: Mais você 

Anúncios